Como ser um pai presente?

[Transcrição do conteúdo do vídeo]

Todos meus colegas de trabalho, meus ex-alunos, meu gestor, o dono da empresa que eu trabalho, e você que me segue por esta rede social tem algo em comum: vocês conhecem meu filho, sabem que ele existe, sabem quando ele está feliz, quando está triste, eu falo sobre ele principalmente no instagram.

Todos sabem que em uns dias eu sou muito produtivo, muito produtivo MESMO. Já outros eu não durmo bem, logo, não consigo "produzir muito código", mas consigo pensar em novas soluções e motivar quem meus colegas a serem mais produtivos. O fato é que eu não tenho motivos para esconder meu filho e nem você deveria ter.

Eu sei que estou dentro de uma bolha de pessoas privilegiadas, que tem acesso a informação, que estuda muito e que tem a possibilidade de trabalhar de casa e é dentro desse contexto que eu estou falando e eu sei que essa não é a realidade da grande maioria.

Eu lembro que muitos pais, antes da pandemia, me diziam que minha vida era fácil demais porque eu trabalhava de casa e hoje eu vejo esses mesmos pais com muitas dificuldades em lidar com as nuances do dia a dia de um home office, justamente por não terem contato com a paternidade de verdade. Alias, o termo correto seria paternagem. Mas isso é assunto para outro vídeo.

Eu poderia escrever milhares de páginas sobre as experiências que tenho vivido como pai, umas muito boas, outras péssimas, mas hoje eu preciso falar sobre pais e home office. Na minha humilde opinião, os "homens que tem filhos" não gostam de home office porque é chato. Dá muito trabalho ser um pai presente, dá trabalho se envolver com algo tão profundo. Construir uma é relação com os filhos é complicado mesmo. Você precisa aprender muito e se reinventar todos os dias. Vai precisar bater de frente todos os dias com muita gente.

Na prática, nós já temos que fazer isso todos os dias no nosso trabalho, ter que fazer em casa também dá um trabalhão, por isso eu não julgo os pais que simplesmente "somem" ou desistem de estar presentes e optam por apenas dar presentes.

O mundo moderno exige que os pais participem e não sejam "ausentes". No Brasil, mais de 5 milhões e meio de crianças sequer tem o nome do pai na certidão de nascimento. Meu pai não tem o nome do pai dele na certidão de nascimento. Meus melhores amigos não tiveram pai presente. As mulheres em geral já esperam que o pai seja ausente. Mas esse mundo que quer que os homens participem é o mesmo mundo moderno onde:

  • os homens tem direito a apenas CINCO dias de licença paternidade;
  • quando você diz que vai acompanhar o nascimento do seu filho, o hospital te dá um crachá de VISITANTE!!!
  • quando um homem diz que vai fazer home office porque a esposa precisa trabalhar, sua chefe diz que você deveria ser mais profissional e sugere que contrate uma babá (aconteceu comigo e foi uma mulher quem disse isso, uma mulher);
  • se você vai trocar a fralda do seu filho em um shopping, se depara com placas de "espaço dos pais" (com cadeira para você esperar);
  • quando você vai ao pediatra, ele/a ignora sua presença e fala olhando apenas para a mãe;
  • quando você chega no banheiro para trocar a fralda do seu filho e não tem trocador;
  • se você sai com seu filho para passear no parque, só tem mães e babás e você não tem com quem trocar ideia porque, teoricamente, aquele espaço não é pra você;
  • se você sai na rua, TODAS as mulheres te perguntam: "cadê a mãe"?

Enfim, não é fácil nadar contra maré. Tem que querer muito. Eu quero, de verdade. Mas cada um sabe o que é prioridade na sua vida. A minha é continuar tendo a "vida boa" de trabalhar de casa e estar presente na vida do meu filho, porque sei que tudo isso vai passar rápido e quando passar, sairemos muito mais fortalecidos, por isso eu deixo aqui o meu apelo ao meu amigo "homem que tem filho": aceite o desafio de ser PAI, se não for por amor, faça pelo desafio de tornar o mundo mais fácil para as novas gerações de pais presentes. Seja uma referência para alguém em sua volta. Fale sobre seus sentimentos, procure grupos de pais. Mostre que, mesmo difícil, você está disposto a encarar essa parada.

Não vai ser fácil, mas se você tentar já vai estar na frente de mais de 5 milhoes e meio de outros pais que nem tentaram.

Feliz dia dos Pais.

Comentários