Contexto Importa: Por que não devemos copiar cegamente as estratégias das big techs

Antes de seguir uma "dica poderosa" dos gurus nas redes (inclusive as minhas), leve em consideração uma coisa: contexto.

Com a popularização das redes sociais, ficou mais fácil ter acesso ao dia a dia de profissionais que trabalham em empresas de todos os tipos e tamanhos. Estão (quase) todos aqui. Uns se expõem mais, outros menos, mas estão aqui.

Quando seguimos uma pessoa que admiramos e que de alguma forma nos inspira, é comum querer "replicar" alguns conceitos que elas “dizem aplicar”, hábitos, dicas, frameworks, metodologias, etc. É aí que entra o Contexto.

Se você está trabalhando em uma empresa pequena, com recursos limitados, faz sentido replicar modelos de empresas gigantes do Vale do Silício só porque a pessoa que você admira está fazendo e "divulgando"? Se o seu contexto é outro, ao tentar implementar "by the book" (seguindo à risca), pode funcionar, mas com um custo bem mais alto do que poderia ser. Temos vários exemplos por aí, não vou entrar em juízo de valor dos tais “modelos” (às vezes, quem inventou nem usa). O importante é ficar atento para não cair no efeito manada.

Não estou dizendo para ignorar o que acontece nas big techs e no mundo dos influenciadores, estou falando para avaliar se a escolha deles faz sentido para o seu contexto.

Para exemplificar: há contextos em que faz mais sentido manter uma infraestrutura de tecnologia própria, em outros a nuvem é a melhor escolha. Em alguns faz mais sentido comprar uma solução pronta (ou comprar o concorrente), em outros a melhor escolha pode ser construir a solução do zero, na própria empresa. Em uns, o front vai ser React, em outros Vue, HTML puro, WordPress, planilha e assim vai.

Não existe certo nem errado absoluto. Tudo vai depender do seu contexto.

Comentários