Superando Dúvidas e Navegando nas Mudanças: Encontrando o Lugar Certo na Carreira de Tecnologia

Nos últimos meses, tenho conversado com muita gente. Nesses papos, percebi que até os mais talentosos costumam duvidar de si mesmos, especialmente quando estão sob a influência de um ambiente ou de pessoas negativas. Essa reflexão também faz parte da minha experiência, pois mesmo com mais de 20 anos trabalhando com tecnologia, ainda tenho meus momentos de dúvida (e não são poucos).

Nem sempre é fácil abrir-se sobre nossas inseguranças ou sentimentos de inadequação, e nem todos têm a coragem de falar sobre isso, mas acredite, falar sobre isso pode fazer toda diferença, em especial quando você está em um ambiente seguro.

Com o tempo, entendi que estar no lugar certo é extremamente importante para nos sentirmos úteis e isso vai além das nossas habilidades técnicas; é também sobre as pessoas com quem compartilhamos nosso dia a dia, elas podem fazer toda a diferença. É muito bom se sentir seguro ao lado de pessoas que acreditam e confiam na gente. Encontrar esse lugar não é fácil; manter-se nele pode ser desafiador, dado o valor que enxergamos. Neste cenário, é normal nos sentirmos deslocados de vez em quando, pois é da natureza humana a busca pelo conforto do previsível. Mas no mundo da tecnologia, em especial nas startups, a única coisa previsível é que tudo pode mudar.

Aprendi que a mudança faz parte e, quando a gente consegue olhar "o copo meio cheio", podemos acelerar o nosso desenvolvimento. Estar atento aos movimentos do mundo dos negócios pode nos ajudar a entender que o que fazia sentido ontem pode não ser a melhor opção hoje; precisamos estar sempre nos atualizando e procurando entender “o que está acontecendo ao redor”. E essa evolução vale tanto para o lado profissional quanto pessoal.

Enfrentar mudanças não é fácil. Muita gente desiste ou cansa, pois reconhecer nosso próprio valor durante esses períodos pode ser desafiador e a gente pode acabar se sabotando ou se perdendo no caminho. Às vezes, mesmo com muita experiência, podemos nos sentir parados ou não plenamente reconhecidos. Isso pode acontecer com todas as pessoas, até com os "gurus perfeitos da internet" (eles só não falam sobre).

Uma coisa que quero ressaltar é a importância de nos apoiarmos, especialmente quando estamos “lúcidos” e conseguimos enxergar e ajudar colegas que sabemos que estão presos em ambientes ou pensamentos tóxicos, ou talentos que “se perderam” nesse mundo de mudanças. Às vezes, um “olá” ou um “café virtual” pode mudar o dia de alguém.

Na dúvida, não se isole. Converse.

Comentários